Normas para reforma de imóveis ficam mais rigorosas

Artigos

Normas para reforma de imóveis ficam mais rigorosas

Comercial, Reformas, Residencial

Após o desabamento do Edifício Liberdade, em janeiro de 2012, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, devido a reformas irregulares, a Associação Brasileira de Normas Técnicas elaborou um conjunto de regras para a reforma de edificações. A NBR 16280:2014 entrou em vigor no dia 18 de abril de 2014 e estabelece um sistema de gestão e requisitos para processos, projetos, segurança e execução de reformas em edificações.

A Norma exige a apresentação de um laudo técnico elaborado por um engenheiro ou arquiteto, para a execução de obra estrutural dentro de um imóvel. O síndico ou a administradora poderão autorizar, autorizar com ressalvas ou proibir a reforma, caso percebam que a solidez da edificação será comprometida.

Obra residencial - Reforma completa apartamento novo

Uma obra estrutural não compreende somente a retirada de elementos estruturais, como paredes, pilares ou vigas, mas também a substituição de piso, instalação de pontos de tomada ou de iluminação novos, modificação nas instalações de gás ou nas instalações hidráulicas, entre outros. Esta medida previne acidentes com a corrente elétrica, infiltrações que podem provocar danos na estrutura da edificação, vazamentos de gás e sobrepeso na estrutura devido à aplicação de um revestimento equivocado.

São inúmeros os perigos que uma obra sem a supervisão técnica de um profissional habilitado podem causar, tanto para a edificação que está sendo reformada, quanto para as edificações vizinhas. Portanto antes de iniciar uma obra no seu escritório, loja, apartamento, casa, sobrado, barracão, ou qualquer outro tipo de edificação, seja comercial ou residencial, procure um Engenheiro Civil ou Arquiteto para garantir a sua segurança e a dos demais usuários do local.

Conte com os profissionais da Lago Engenharia para realizar a sua reforma.

Voltar